Mahavidya Yoga

Yoga e Treinamento Autógeno 6a parte
Flávia Venturoli Miranda
08/03/2011

TREINAMENTO AUTÓGENO BÁSICO

VIVÊNCIA PRINCIPAL

 

Como explicado anteriormente, o método de relaxamento proposto pelo Treinamento Autógeno é feito em etapas, que sempre seguirão a orientação geral da prática. A vivência principal é descrita seguindo cada etapa. Não se deve pular etapas, com exceção se a etapa for de uma região que tenha algum problema, nesse caso, essa ficará por último no T.A. Básico.

 

Cabe lembrar que para o Treinamento ser Autógeno o praticante deve vivenciá-lo ser instruído por alguma pessoa qualificada para isso, para em seguida seguir por conta própria. O que é descrito aqui não torna possível a real experiência do T.A., contudo é possível ter uma boa ideia da prática.

 

Sensação de Batimentos Cardíacos

Nessa etapa, usam-se afirmações com frases que induzirão a sensação de tranquilidade, peso, calor e 6 repetições para sensação de batimentos cardíacos. Abaixo seguirá a descrição completa. Lembre-se que o canhoto começa pelo lado esquerdo o exercício, como já foi explicado.

 

Deve-se primeiramente dominar a prática da sensação de peso corporal, depois a sensação de calor corporal e só depois se pratica essa etapa, que deverá durar o quanto for necessário até estar completamente dominada.

 

Após seguir a orientação geral para a preparação, segue a 3ª etapa do T.A. básico, que é a sensação de batimentos cardíacos, cuja percepção será de batimentos tranquilos, regulares, fortes e rítmicos. Para voltar da prática segue-se a orientação geral para o regresso.

 

Nota: Através dessa prática ocorre a propriocepção consciente e a tranquilização do coração.

 

Para facilitar, vou descrever a prática completa dessa etapa. Para os praticantes com muitas dificuldades de sentir a pulsação, pode-se optar por deixar a mão dominante sobre o coração. Ou segurar alguma região do corpo em que a pulsação seja mais perceptível.

TREINAMENTO AUTÓGENO BÁSICO

3- Sensação de Batimentos Cardíacos

 

Fazer a preparação e

repetir para si mesmo:

Estou tranquilo.

Os braços estão pesados e quentes,
o coração bate calmo e forte,
o coração bate calmo e forte,
coração bate calmo e forte,
coração calmo e forte,
calmo e forte,
calmo forte.

 

Estou tranquilo.

As pernas estão pesadas e quentes,
o coração bate calmo e forte,
o coração bate calmo e forte,
coração bate calmo e forte,
coração calmo e forte,
calmo e forte,
calmo forte.

 

Estou tranquilo.

O corpo todo está pesado e quente,
o coração bate calmo e forte,
o coração bate calmo e forte,
coração bate calmo e forte,
coração calmo e forte,
calmo e forte,
calmo forte.

 

Estou tranquilo.

Fazer o regresso.

 Fazer relatório do que sentiu.

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