Mahavidya Yoga

Adham Pranayama
Flávia Venturoli Miranda
22/01/2012

Respiração Baixa Consciente

adham - de baixo

pranayama - controle do prana, 4ª parte descrita pelo Patanjala Yoga Sutra

Das 3 faixas respiratórias: alta, média, baixa, essa última é a mais importante, porque utiliza o lóbulo inferior dos pulmões em que há maior capacidade. A Respiração Baixa é feita principalmente contraindo o diafragma. O diafragma é o grande músculo em forma de abóboda que isola o compartimento torácico do abdominal. Na inspiração, quando o diafragma desce, aumenta a cavidade torácica e cria uma pressão negativa nos pulmões propiciando a entrada de ar. Os músculos da cinta abdominal refletem expandindo lateralmente, enquanto o reto abdominal conserva o tônus. Na exalação os músculos relaxam, diminuindo a caixa torácica, expulsando o ar. Devido a essa movimentação do abdômen, a Respiração Baixa, também é chamada de Respiração Abdominal e ocorre o massageamento das vísceras.   

movimentação diafragmática

É interessante notar que o lóbulo inferior é principalmente grande na parte posterior, dai a importância de ativar não só a respiração  frontal, mas também a lateral e a posterior.

vibhagya pranayama conduzido por Masterji Viswanath

A Respiração Baixa é naturalmente mais ampla, mas quando consciente é ainda mais profunda e lenta, por isso das 3 faixas é a mais relaxante, sobretudo com exalações vagarosas e suaves.. Ela é panaceia para combater desde transtornos emocionais como a ansiedade ou a raiva, até para prisão de ventre. A Respiração Baixa Consciente, Adham Pranayama, é que mais deveria ser treinada antes de partir para o Mahat Pranayama.

 

Veja também:

Respiração Alta Consciente - Adhyam Pranayama

Respiração Média Consciente - Madhyam Pranayama

Respiração Completa Consciente - Mahat Pranayama

Aliança do YogaAssociação Internacional dos Professores de Youga do Brasil

Ao transcrever o texto na integra ou em parte, identifique o autor.

Rua Dona Leopoldina, 239
próximo ao metrô Alto do Ipiranga

Profa Flavia   11 98430-8509

Profª Rosana 11  97988-8001