Mahavidya Yoga

Mahat Pranayama
Flávia Venturoli Miranda
10/01/2012

Respiração Completa Consciente

mahat pranayama -  “respiração completa consciente”, grande controle do prana

mahat – grande, melhor, longo, mais importante

pranayama – controle do prana – 4ª parte descrita pelo Patanjala Yoga Sutra

 

No dia a dia, subutilizamos nosso suprimento de energia vital. Respiramos em média 500 ml de ar, quando poderíamos usar pelo menos mais 3 litros. Ficamos vitalmente desnutridos. A respiração completa é usar a totalidade da capacidade respiratória, enchendo e esvaziando todo o pulmão.

 

Para a respiração se tornar um pranayama é necessário fazê-la consciente. A respiração completa requer treino. Começa-se treinando cada faixa respiratória individualmente (alta, média, baixa) por algumas semanas, até dominá-las. Só assim inicia-se o treino da respiração completa. O ideal é a aprender as práticas respiratórias com supervisão de um professor.

 

Os sábios indianos descobriram a ligação da respiração com a mente. A respiração reflete o estado da mente. Se a mente está agitada, ansiosa, a respiração será curta, alta, entrecortada. Se a mente está tranquila a respiração é longa, completa e contínua. Notaram, também, que ao alterar o padrão respiratório se pode mudar o estado mental. Assim, fazer a respiração completa é bom para o corpo e ótimo para mente, pois energiza o corpo e aquieta a mente. Quando a respiração completa é feita conscientemente, potencializa-se, melhora em quantidade e principalmente em qualidade, então passa a ser o Mahat Pranayama.

 

Segundo a tradição do Swami Gitananda, o Mahat Pranayama, o grande controle do prana, é o que chamamos de respiração completa, ou seja, consiste em inspira:

  • levando o ar para parte inferior do pulmão – respiração abdominal, adham pranayama,
  • depois, preencher a parte mediana do pulmão – respiração média, madhyam pranayama e
  • por fim, preencher a parte alta do pulmão – respiração alta, adhyam pranayama.
 

Solta-se o ar na mesma ordem, isto é, debaixo para cima. Mahat Pranayama é feito sempre de forma fluída, tranquila e alongada.

 

Veja também:

Respiração Alta Consciente - Adhyam Pranayama

Respiração Média Consciente - Madhyam Pranayama

Respiração Baixa Consciente - Adham Pranayama

Aliança do YogaAssociação Internacional dos Professores de Youga do Brasil

Ao transcrever o texto na integra ou em parte, identifique o autor.

Rua Dona Leopoldina, 239
próximo ao metrô Alto do Ipiranga

Profa Flavia   11 98430-8509

Profª Rosana 11  97988-8001