Mahavidya Yoga

Madhyam Pranayama
Flávia Venturoli Miranda
24/01/2012

Respiração Média Consciente

madhyam - médio, meio

pranayama - controle do prana, 4ª parte descrita pelo Patanjala Yoga Sutra

 

A Respiração Média é feita com as costelas falsas (a 8ª a 10ª) articuladas indiretamente com o externo e com as 2 flutuantes (11ª e 12ª) que não se prende ao externo. Nessa região reside o coração do lado esquerdo, por isto há lóbulo médio apenas no pulmão direito, contudo o lóbulo superior do pulmão esquerdo (na divisão língula) se estende até essa região. A inspiração da região mediana se faz principalmente pela ativação dos músculos intercostais que se contraem e elevam as costelas, expandindo a caixa torácica. Ao exalar, essa musculatura e a diafragmática relaxam, diminuindo a caixa torácica, expelindo o ar dos pulmões.

 

Aqui a capacidade pulmonar é maior que do que na respiração alta, pois a região média é maior (mesmo tendo parte ocupada pelo coração), além da grande amplitude do movimento das costelas. Essa respiração massageia o coração, que se encontra no meio dos dois pulmões, e o estômago, que se encontra logo abaixo do diafragma. É possível sentir a respiração mediana desde o peito, na lateral como nas costas.

vibhagya pranayama conduzido por Masterji Viswanath

A maior capacidade respiratória torna possíveis respirações mais lentas e amplas. Fazer a Respiração Média Conscientemente, Madhyam Pranayama, induz ao relaxamento parcial, sobretudo quando a exalação é vagarosa e contínua. O que é um ótimo preparo para o domínio da Respiração Completa Consciente, Mahat Pranayama.

 

Porém a capacidade da respiração média ainda muito menor do que na respiração baixa que utiliza principalmente o diafragma.

 

Veja também:

Respiração Alta Consciente - Adhyam Pranayama

Respiração Baixa Consciente - Adham Pranayama

Respiração Completa Consciente - Mahat Pranayama

Aliança do YogaAssociação Internacional dos Professores de Youga do Brasil

Ao transcrever o texto na integra ou em parte, identifique o autor.

Rua Dona Leopoldina, 239
próximo ao metrô Alto do Ipiranga

Profa Flavia   11 98430-8509

Profª Rosana 11  97988-8001