Mahavidya Yoga

Rshi Ashtanga Yoga Paramparya
Flávia Venturoli Miranda
14/01/2013

Sábia Tradição do Yoga de 8 Partes

rshi – sabio ou santo

ashtanga yoga  – 8 membros do yoga

paramaparya  - tradição

Rshi Ashtanga Yoga Paramparya é uma sequência de asanaspranayamas e mudras que podem ser feitos antes do Surya Namaskar, Saudação ao Sol. 

 

A seguir a sequência está desmembrada, para saber mais detalhe sobre cada asana, pranayama ou mudra clique no link.

 

Vajrasana - Postura do Raio

Na sequência do Rshi Ashtanga Yoga Paramparyavajrasana  é a base para todos os demais asanasmudras e pranayamas.

Inicia-se a sequência permanecendo 15 segundo em vajrasana, ou seja sentar sobre os calcanhares.

 

Em seguida por 3 vezes, inspira-se em mahat pranayama e exala-se pela boca na kaki mudra com sopros curtos, enquanto se curva à frente em dharmikasana. 

 

Mahat Pranayama - Respiração Completa Consciente

 

Kaki Mudra  - Selo do Corvo

 

Dharmikasana  - Postura do Dharma

Permanecer por 1 minuto. Depois retornar a vajrasana

 

Supta Vajrasana  - Postura do Raio ou do Diamante Deitado

Inclinar o corpo para traz até deitar. Permanecer em supta vajrasana por 1 minuto.
Depois retornar a vajrasana

 

Vajravirasana  - Postura do Herói Invencível

Em vajrasana, revirar os artelhos para frente, esta é a vajravirasana

 

Kailasa Mudra  – Selo de Kailasa

Em vajravirasana, elevar os braços acima, unir as mãos em prece e permanecer com as, punhos apoiados na cabeça por 1 minuto.

Ao descer o braço, por as mãos em prece em frente do peito.

Desvirar os artelhos.

 

Utkatasana -  Postura de Cócoras ou do Estiramento do Quadril

De cócoras, cabeça nos joelhos, abraçando-os é a utkatasana dessa tradição.
Permanecer por 1 minuto.

 

Meru  Asana -  Postura Proeminente

Colocar as mãos no chão e esticar as pernas. Cabeça continuam nos joelhos. Esta é a postura de Meru.

 

Samasthiti  – Postura Equânime

Elevar o tronco, ficando na vertical com os braços soltos na postura equânime.

 

Esta sequência de posturas foi publicada no Boletim da Associação Internacional de Professores de Yoga – IYTA, para anteceder ao Surya Namaskar

 

Fonte

Boletim da IYTA maio/jun 2000

Aliança do YogaAssociação Internacional dos Professores de Youga do Brasil

Ao transcrever o texto na integra ou em parte, identifique o autor.

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