Mahavidya Yoga

Surya Namaskar
Flávia Venturoli Miranda
25/01/2015

Saudação ao Sol

surya - sol

namaskar - saudação

 

O Surya Namaskar, Saudação ao Sol, é uma sequência de asanas, cuja a origem é incerta. Supõe-se ser moderna, adaptada da louvação através do corpo. Às vezes, é atribuída aos vyayamas (práticas de ginástica da Índia), outras, atribuídas ao yogi Krishnamacharya, ou à ambos.

 

Certamente, saudar o sol é milenar e faz parte de rituais antigos na Índia e de muitas culturas. Nos textos védicos, há muitas preces ao deus sol, Surya, que são recitadas por seus adoradores.

Namaskar é a saudação reverencial, curva-se em respeito a um superior ou em louvação a uma divindade. A saudação usando o corpo é a prece corporificada. Curvar-se é um ato de humildade. Saudações assim são comuns em várias culturas.

saudação do santo Dominic

 Há muitas maneiras sequências e maneiras de fazer a saudação ao sol. A mais comum é fazer 12 posturas, que representam os 12 meses do ano. Alguns atribuem os 12 asanas as horas do dia, e nesse caso a sequência é repetida 2 vezes, que completa às 24 horas (normalmente, uma vez começando com a perna direita e uma segunda com a perna esquerda).

Com tempo apresentarei outras variações e conduções diferentes. Aproveitem o sol para saudá-lo que generosamente surge todos os dias para todos. Traz esperança, pois é certo seu retorno, mesmo após uma noite longa. Vitaliza com seus raios. Ilumina nossos corações com seu brilho. Desperta nossas ideias.

Veja também a sequência Rshi Ashtanga Yoga Paramparya composta de asanas, pranayamas e mudras que podem ser feitos antes do Surya Namaskar

Aliança do YogaAssociação Internacional dos Professores de Youga do Brasil

Ao transcrever o texto na integra ou em parte, identifique o autor.

Rua Dona Leopoldina, 239
próximo ao metrô Alto do Ipiranga

Profa Flavia   11 98430-8509

Profª Rosana 11  97988-8001