Mahavidya Yoga

Vajravirasana
Flávia Venturoli Miranda
13/01/2013

Postura do Herói Invencível

vajra  – raio, diamante

vira – herói

vajravira – herói invencível, epíteto de Mahakala

Vajravirasana é uma variação do vajrasana em que os artelhos ficam revirados. Desse modo ocorre o alongamento da musculatura da sola dos pés, comumente atrofiada pelo uso de sapatos e saltos.  Saiba mais sobre a vajrasana.

 

Vajravira é outro nome para Mahakala, o Grande Tempo. Mahakala é Shiva que é autogerado, às vezes, contudo,  também é dito que Vajravira é filho de Shiva com Parvati.

O tempo, kala, é feroz e invencível, é o grande transformador do mundo, por isso o herói invencível.

Vajravira - Mahakala - Shiva

No budismo vajrayana, há 5 Jina (vitorioso) Buddhas que são as qualidades do corpo do dharma (dharmakaya). Vajravira Mahakala é uma manifestação irada do Jina Buddha Akshobhya. Sua raiva é compassiva, pois é dirigida aos obstáculos que atrapalham o yogi no caminho da iluminação, por isso ele é o Buddha da proteção e da sabedoria. Akshobhya, o Imperturbável, é o Buddha que transmuta agressividade em sabedoria.

Assim temos tanto na visão hinduísta como na budista, vajravira (herói invencível) como o furioso tempo transformador, protetor e sábio. Analogicamente neste asana, a tenacidade feroz transforma o praticante, traz a proteção da benevolência (shiva) e a imperturbabilidade (akshobhya) que leva a sabedoria.

 

Fonte

Boletim da IYTA maio/jun 2000 - Rshi Ashtanga Yoga Paramparya

Aliança do YogaAssociação Internacional dos Professores de Youga do Brasil

Ao transcrever o texto na integra ou em parte, identifique o autor.

Rua Dona Leopoldina, 239
próximo ao metrô Alto do Ipiranga

Profa Flavia   11 98430-8509

Profª Rosana 11  97988-8001