Mahavidya Yoga

Matsyasana
Flavia Venturoli de Miranda
27/02/2012

Postura do Peixe

matsya - peixe

Essa é uma das posturas listadas e descrita na Gheranda Samhita.

Matsyasana. Faça a postura padmasana, sem cruzar os braços, deite de costas, sustentando a cabeça pelos dois cotovelos. Esta é a postura do peixe, a destruidora dos males.

Gheranda Samhita II.21

matsya – peixe

Nessa postura faz-se um grande arco com as costas, propiciando a aberta torácica. Como apoio se dá no quadril e na cabeça,  fortalece a musculatura do pescoço.

Uma orientação importante, é do cuidado com o pescoço ao retornar a da postura. Apenas escorregar o pescoço e as costas no chão pode criar tensão no pescoço que pode não ficar devidamente alongado. Por isso sempre oriento aos meus alunos, apoiar os cotovelos no chão, elevar a cabeça, olhar para os pés e então se deitar.

 

Matsya ou mina, o peixe, é o 12º signo astrológico e a constelação de peixes.

matsya rashi - signo de peixe

Peixe também remete a dois outros personagens mitológicos da cultura indiana. A primeira descida de Vishnu (Vishnu avatara) foi como peixe. Conta o mito que no fim do último kalpa (era da cronologia indiana), Manu lavava suas mãos em um rio quando um peixinho caiu dentro delas pedindo para que o salvasse. Manu salvou-o e colocou-o numa jarra. Depois conforme seu crescimento colocou-o num tanque, depois num rio e então no mar. O enorme peixe, então, o avisou de um grande dilúvio que destruiria toda a vida. Manu construiu um barco e alojou algumas “sementes da vida”: sementes, pássaros, animais, plantas, para restabelecer a vida no mundo. Durante a inundação o gigante peixe dourado, que era Vishnu na forma de um peixe, rebocou o barco até o topo de uma montanha salvando-os. Com o fim da tormenta deus Brahma criou o mundo atual. A lenda é muito semelhante ao mito de Noé da Bíblia no velho testamento.

Matsya, avatara de Vishnu

O outro peixe famoso é o “padroeiro” do Hatha Yoga, Matsyendra, literalmente o Senhor dos Peixes. Conta a lenda que enquanto Shiva ensinava Yoga para sua esposa Parvati, um peixinho observou furtivamente o ensinamento, mas foi descoberto por Shiva, que o transformou em humano é ordenou que ele ensina-se o yoga para as pessoas. Matsyendra é um dos mahasiddhas fundador da tradição Kaula do tantrismo, Seu discípulo mais famoso foi Goraksha, fundador da tradição do Natha Sampradaya e do Hatha Yoga.

Matsyendra

Variação

Há variações com as pernas esticadas, em sukhasana e em ardha padmasana variações de braços soltos ao longo do corpo, mãos em prece no peito ou em baddha padmasana, cruzando por detrás das costas com as mãos segurando nos pés apoiados no ilíaco, chamada de supta vajrasana por Iyengar.

 

Fonte

O ABC do Hatha Yoga – Caio Miranda – Ed. Ouro

Asanas – Swami Kuvalayananda – Cultrix

Light on Yoga – B. K. S. Iyengar – Schocken Books – Schocken Books

 

Fonte Histórica

Gheranda Samhita II.21

Aliança do YogaAssociação Internacional dos Professores de Youga do Brasil

Ao transcrever o texto na integra ou em parte, identifique o autor.

Rua Dona Leopoldina, 239
próximo ao metrô Alto do Ipiranga

Profa Flavia   11 98430-8509

Profª Rosana 11  97988-8001