Mahavidya Yoga

Purificação na Hatha Pradipika
 tradução livre de Flávia Venturoli Miranda
20/02/2015

As 6 ações purificatórias, shatkarma (kriyas), na Hatha Pradipika

 

"Quando as nadis (canais sutis) estão purificadas, certos sinais se manifestam naturalmente. O corpo se torna brilhante e leve.

nadi - canais sutis

Tão logo as nadis estejam purificadas, torna-se possível concentrar o vayu por mais tempo (retenção do fôlego), o fogo gástrico é ativado, o nada (som interior) se torna audível e se goza de perfeita saúde.

 

Quando há gordura e muco em excesso, se deve primeiro praticar shatkarma. Quando os doshas (tipos biológico do indivíduo, segundo o ayurveda) estão equilibrados, então essas técnicas de limpeza não são necessárias.

Os shatkarmas são dhauti, basti, neti, trataka, nauli, kapalabhati. Estas seis práticas que limpam o corpo devem ser mantidas cuidadosamente secretas. Elas são diversas, resultam maravilhas e por esta razão ocupam um lugar de alta estima pelos grandes yogis."

HP- II.19 à 23

shatkarma - seis ações purificatórias

"O praticante se liberta dos excessos do kapha dosha por estas seis práticas, shatkarma, e se adicionar pranayama depois delas, a siddhi é alcançada. Alguns mestres dizem que todas as impurezas podem ser removidas apenas através de pranayama, sem necessitar de mais nada."

HP- II.36 e 37

Aliança do YogaAssociação Internacional dos Professores de Youga do Brasil

Ao transcrever o texto na integra ou em parte, identifique o autor.

Rua Dona Leopoldina, 239
próximo ao metrô Alto do Ipiranga

Profa Flavia   11 98430-8509

Profª Rosana 11  97988-8001