Mahavidya Yoga

Chatushpadasana
Flávia Venturoli Miranda
31/12/2012

Postura do Quadrúpede

chatush – 4
pada - pé, perna
chatushpada – quadrúpede

Aprendi a fazer essa postura com o nome de chatushpada – quadrúpede, mas sinceramente, não consegui achar a referência bibliográfica do nome dessa postura. Popularmente, chamamos de postura do gatinho ou de gato-cavalo, pois se assemelha ao gato arrepiado e um cavalo velho, com as costas "seladas".

gato arrepiado
cavalo "selado" - hiperlordose

Os 4 apoios que nomeiam a postura, torna-a plenamente estável. Tanto é que o yantra do elemento mais sólido e firme, a terra, é um quadrado, como se vê no chakra muladhara.

muladhara chakra

Assim, nesse asana estável, o tronco não precisa se esforçar como quando na vertical. Por isso, esse asana é indicado para quem tem dores nas costas, principalmente, se apenas arquear a lombar para cima (e não para baixo), já que provoca um bom alongamento dos músculos que sustentam a coluna lombar. Desse modo também é indicado para grávidas.

 

Nessa posição permanecemos como nossos ancestrais evolucionários, ou seja, sobre 4 pernas, o que é um alívio da constante trabalho da coluna e da musculatura do tronco, que luta contra a gravidade constantemente para podermos manter o prumo.

 

O movimento consciente da coluna, acrescido do sincronismo com a respiração, centra a mente, aquieta a respiração, aumenta a mobilidade da coluna, prepara o corpo para outras posturas. Ao fazê-la é possível perceber praticamente toda a coluna, desde a base até a cervical.

 

Notas Pessoais: tenho um leve desvio na coluna torácica, que ao fazer a chatuspadasana, consigo ter consciência nítida no momento em que movimento essas vértebras, assim posso trabalhar para que esse jogo da coluna para o lado não aconteça.

 

Variações:

Na tradição de do Swami Sivananda, o nome dessa postura é justamente isso, marjaryasana – postura da gata e é chamada de vyaghrasana – postura do tigre, quando uma perna é elevada para trás (com joelho flexionado). Na tradição do Krishnamacharya é chamada de chakravakasana com inúmeras variações.

 

Fonte:

A Terapia do Yoga – A. G. Mohan e Indra Mohan – Pensamento
Coração do Yoga – T.K.V. Desikachar – Jaboticaba
The Viniyoga of Yoga – T.K.V. Desikachar - KYM
Yoga para o Corpo, a Respiração e a Mente – A. G. Mohan – Pensamento
Yoga Terapia – Nilda Fernandes

 

 

Texto publicado originalmente em 2008

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