Uma Breve Introdução
Os Vedas são considerados o registro literário mais antigo de civilização Indo-ariana, e os livros mais sagrados da Índia. São as escrituras originais dos ensinamentos hindus, e contém conhecimento espiritual que cerca todos os aspectos de sua vida. Literatura Védica com suas máximas filosóficas sustentam ao teste do tempo e é a autoridade religiosa mais elevada para, em particular, todas as classes de hindus e para o gênero humano em geral.
Veda significa sabedoria, conhecimento ou visão, e manifesta o idioma dos deuses em fala humana. As leis dos Vedas regulam os costumes sociais, legais, domésticos e religiosos dos hindus para a atualidade. Todos os deveres obrigatórios dos hindus do nascimento, matrimônio, morte etc. deva sua obediência ao ritual Védico. Trazem o pensamento de sucessivas gerações de pensadores, e assim contém dentro dele os estratos diferentes de pensamentos.
Origem dos Vedas
Os Vedas provavelmente são os documentos mais antigos da mente humana e é realmente difícil de dizer quando as partes mais antigas dos Vedas começaram a existir. Como os hindus antigos raramente mantiveram qualquer registro histórico de suas realizações religiosas, literárias e políticas, é difícil de determinar o período dos Vedas com precisão. Os historiadores nos dão muitas suposições, mas nenhuma delas é livre de ambiguidade.
Quem escreveu os Vedas?
Acreditam que não foram os humanos que escreveram as composições veneradas dos Vedas que foram passadas por gerações pela boca a boca desde tempos imemoriais. A suposição geral é que os hinos Védicos ou foram ensinados por Deus aos sábios ou que foram se revelados aos sábios que eram os videntes ou mantradrashta dos hinos. Os Vedas foram principalmente compilados por Vyasa Krishna Dvaipayana a cerca da época do Deus Krishna (c. 1500 aC)
Classificação dos Vedas
Os Vedas são 4: O Rig Veda, o Sama Veda, o Yajur Veda e o Atharva Veda; o Rig Veda é o principal. Os 4 Vedas são coletivamente conhecidos como Chaturveda dos quais os primeiros 3 Vedas são, Rig Veda, Sama Veda e Yajur Veda concordam em forma, idioma e conteúdo.
Estrutura dos Vedas
Cada Veda consiste em 4 partes: as Samhitas (hinos), os Brahmanas (rituais), os Aranyakas (teologias) e as Upanishads (filosofias). A coleção de mantras ou hinos é chamado de Samhita. Os Brahmanas são textos ritualistas e incluem preceitos e deveres religiosos. Cada Veda tem vários Brahmanas ligados a ele. As Upanishads formam as partes finais do Veda e, portanto são chamadas de Vedanta ou o fim do Veda e contém a essência de ensinamentos Védicos. As Upanishads e o Aranyakas são as partes finais dos Brahmanas que discutem problemas filosóficos. Os Aryanyakas (textos da floresta) pretendem servir como objetos de meditação aos ascetas que moram em florestas e lidam com misticismo e simbolismo.
A Mãe de Todas as Bíblia
Embora os Vedas raramente são lidos ou compreendidos hoje, até mesmo pelo devoto, eles sem nenhuma forma de dúvida são a base da religião universal ou Sanatana Dharma que todos os hindus seguem. Os Vedas guiaram a direção religiosa indiana por eras e continuarão fazendo assim para gerações porvir. E sempre permanecerão os mais inclusivos e universais de todas as escrituras
Rua Dona Leopoldina, 239
próximo ao metrô Alto do Ipiranga
Profa Flavia 11 98430-8509