Mahavidya Yoga

Ritos Tibetanos
Flávia Venturoli de Miranda
25/04/2016

No livro "Fonte da Juventude" o autor Peter Kelder relata uma série de ritos feitos no Tibete para melhorar a qualidade de vida e torná-la mais longa. Popularmente, essa sequência de exercícios ficou conhecida como Ritos Tibetanos.

 

Os 5 ritos devem ser feitos diariamente. Iniciando com a repetição de cada rito por 3 vezes e a cada semana pode-se aumentar uma repetição a mais, até totalizar 21 repetições por rito.

 

1º Rito

Girar no sentido horário.

2º Rito

Deitado de barriga para cima.

Elevar a cabeça e as pernas enquanto inspira.

Ao exalar, abaixar simultaneamente cabeça e pernas.

3º Rito

De joelhos, com os dedos dos pés revirados e braços ao longo do corpo.

Ao inspirar, elevar a cabeça e deslizar as mãos na parte posterior das coxas.

Ao exalar, incline a cabeça para frente.

4ª Rito

Sentado, com as mãos apontando para os pés, colocadas um pouco para trás da linha do quadril, exalar.

Reter a respiração ao inclinar a cabeça para trás.

Ao inspirar, elevar o quadril, flexionando os joelhos (como se fosse uma mesa).

Ao expirar, voltar a sentar e inclinar a cabeça para frente.

5ª Rito

Deitado de barriga para baixo. Iniciar colocando as palmas no chão logo abaixo das axilas. 

Inspirando, esticar o braço, elevando o tronco e a cabeça (como se fosse uma cobra pronta para dar o bote).

Ao exalar, elevar o quadril e apontar a cabeça para chão.

Boa prática!

Vida longa e próspera \\//, 

 

Veja a sequência completa na postagem do Workshop - Ritos Tibetanos da Professora Silvia Lopes Barbosa.

                                Ao transcrever o texto na integra ou em parte, identifique o autor.

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